NO AR
Gerais

‘Gatos’ de luz em 2017 dariam para abastecer Patos por 11 meses

11/01/2018 às 15:01

O furto de energia em 2017 representou uma perda de 128,5 GWh de energia somente no ano passado, quantidade que seria suficiente para abastecer, por 11 meses, o município de Patos. Atuando forte para combater a prática ilegal, a Energisa flagrou, de janeiro a dezembro, 12,6 mil unidades consumidoras cometendo a fraude em todo estado.

As ações de fiscalização levaram à prisão 62 pessoas, uma vez que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de cadeia. De acordo com a Energisa, o prejuízo não é apenas da concessionária pois o Governo do Estado poderia ter arrecadado mais de R$ 23 milhões de ICMS em contas que teriam sido geradas se não houvessem os desvios. Além disso, todos os consumidores pagam a conta dos que cometem o crime já que parte do valor é repassado para a tarifa de energia.

Todos os gatos constatados no ano passado foram regularizados. Fabrício Sampaio, gerente do departamento de Combate a Perdas da Energisa, alertou sobre a gravidade dessa prática criminosa.

“O furto de energia é perigoso porque prejudica a rede em que o gato for colocado. Cada rede tem uma carga dimensionada e a qualidade do fornecimento fica prejudicada com as gambiarras. E os gatos ainda significam risco de incêndios e choques elétricos”, explicou.

 

Texto: Portal Correio 

Foto: Marcos Eugênio 

 

Comentários

Mais da Rádio Espinharas

Gerais

Audiência Pública discute melhorias para o São João de Patos 2018

Foi realizada nesta quarta-feira (25), às 18h, na sede da promotoria de justiça, uma audiência pública com o...

Gerais

Após discussão em Curitiba, professor quer aprofundar tema da Lei de Responsabilidade Educacional também em Patos

O Professor patoense Delzymar Dias apresentou neste mês de abril de 2018, em Curitiba, no estado do Paraná, um trabalho sobre a...

Gerais

Genival Matias afirma que Avante não tem interesse em prejudicar Dr. Érico. Escute

O deputado estadual Genival Matias, presidente estadual do Avante, ligou para o programa Espinharas Notícias (Rádio Espinharas...

© 2011 - 2018. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: