NO AR
Gerais

“É um momento bastante crítico”, diz professor doutor sobre o cenário no Brasil ao abrir curso no Campus da UEPB, em Patos

19/03/2018 às 17:03

Foi aberto na tarde desta segunda-feira, dia 19, na Universidade Estadual da Paraíba, Campus Patos (UEPB/Patos), o curso o futuro da democracia brasileira. A solenidade contou com o Magnífico Reitor da UEPB, Professor Rangel Júnior, com o coordenador do referido curso, Professor Doutor Cidoval Morais, além do diretor do Campus da UEPB/Patos, Professor Adriano Homero, dentre outros.

O futuro da democracia brasileira é um curso aberto ao público em geral e será realizado em 15 atividades que contam com o apoio de professores, doutores e mestres que estão ministrando de forma gratuita todo o conteúdo. O evento conta com a parceria de duas universidades de Portugal e uma da Argentina e tem a finalidade de aprofundar a discussão sobre o momento político-econômico-social vivido no Brasil após o impeachment da presidente Dilma Roussef (PT) e a elevação do seu vice Michel Temer (PMDB) a presidência da República.

As aulas acontecerão todas as segundas-feiras a partir deste dia 19 de março, sempre das 14h00 às 17h00 e terá carga horária de 60 horas. O curso tem três objetivos complementares: 1 – entender os elementos de fragilidade do sistema político brasileiro que permitiram a ruptura democrática; 2 – Analisar o governo presidido por Michel Temer e a agenda traçada para enfraquecer direitos e a restrição de liberdades, relacionando sobre as desigualdades sociais e o sistema político; 3 – Estudar os desdobramentos da crise em curso e as possibilidades de reforço da resistência popular e do restabelecimento do Estado de direito e da democracia política no Brasil.

Com um vasto e rico material de estudos, e contando com renomados nomes da ciência social, o Curso o futuro da democracia brasileira vai analisar o golpe de 1964 e a nova república; a campanha para deposição de Dilma Rousseff, o projeto do governo Temer, redução do estado, os ataques as liberdades e a democracia, a nova direita radical e a ascensão do parafascismo, a mídia e as redes sociais, a esquerda e as pautas identitárias, a resistência popular e as eleições de 2018. Temas polêmicos e de extrema relevância para entender o cenário conturbado no Brasil que tem influencias no mundo.

O Magnífico Reitor Rangel Júnior fez questão de destacar o papel da universidade na humanidade desde seu surgimento e a necessidade de aprofundar a análise de todos os fenômenos da vida em sociedade. “Esse momento é um momento crítico da vida política do país, sem dúvidas alguma, é extremamente oportuno que um grupo de professores se disponham a trazer para o conjunto da comunidade universitária uma proposta desta natureza”, destacou o Reitor.

Para o Professor Doutor Cidoval Morais enfatizou: “Estamos vendo sintomas muito críticos de uma situação que foi causada pela interrupção brusca de um mandato que era legítimo e democrático e que agora temos uma Caixa de Pandora”.

 

 

Por Jozivan Antero – Patosonline.com

 

Comentários

© 2011 - 2024. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.