NO AR
Evangelização

Sexta começará a Festa de Nossa Senhora Da Guia, padroeira da Diocese de Patos-PB. Veja o vídeo

12/09/2018 às 15:09

A Festa da Guia é um evento religioso dos cristãos católicos patoenses que teve início há 230 anos, quando chegou nessa região das espinharas a imagem de Nossa Senhora da Guia para fundar neste chão a Vila dos Patos, hoje Cidade de Patos, a maior do sertão. Ela, além de figurar no campo religioso como grande retiro espiritual do povo de Deus, que engloba toda a Diocese, compreendida por 38 municípios, tornou-se a maior festa social e cultural do sertão paraibano. É um grande momento de partilha e recordação da vida, espiritualidade e confraternização dos devotos da Mãe da Guia. Neste ano de 2018 a Festa da Guia traz para reflexão de todos o tema, Com Maria, aprendamos: "Vinde e vede, Ide e anunciai".

Este tema quer nos lembrar que Maria foi quem primeiro atendeu o chamado de Jesus (Vinde e Vede) e também quem primeiro obedeceu sua ordem (Ide e Anunciai) para a missão do Reino de Deus.

Observando este tema e o testemunho de Maria queremos viver e ser uma Igreja essencialmente missionária, que está sempre perto de Jesus, obedecendo sua palavra, para melhor evangelizar a todos. Este tema está em plena sintonia com o Ano Missionário da Diocese que celebrará em 2019 os seus 60 anos de caminhada de evangelização nestas terras sertanejas da Paraíba.

A Festa da Guia todos os anos busca angariar recursos financeiros para custear os trabalhos na Catedral de Patos. Em especial neste ano de 2018 a finalidade da arrecadação dos recursos adquiridos será para financiar a realização de um projeto de instalação de energia solar  para reduzir as despesas com contas de energia e para viabilizar uma forma sustentável de exploração dos recursos naturais tendo em vista favorecer uma contribuição considerável para a preservação do meio ambiente. Todos os anos, em preparação à Festa da Guia, várias peregrinações com a Imagem de Nossa Senhora da Guia peregrinam por casas, famílias, ruas, comércio, repartições públicas e também nas famílias de patoenses que vivem em João Pessoa.

Neste ano de 2018 as peregrinações superaram todas as expectativas. Mais famílias, mais pessoas receberam a visita das imagens peregrinas e puderam receber a presença de Jesus com a visita de sua mãe, pois Maria apresenta Jesus sempre em primeiro lugar. Na parte social da festa todas as noites, após o novenário, teremos no largo Dom Gerardo quermesses com comidas típicas, atrações culturais, músicas ao vivo, bingos e muita animação, além da presença dos parques e barracas nas ruas principais. Neste sentido, o padre Joacio Nóbrega "convida todos os patoenses e devotos de Nossa Senhora da Guia de toda diocese, de outras cidades e estados, para vivenciarem de 14 a 24 de setembro este retiro espiritual" com piedade, devoção e em clima confraternização. Viver a Festa da Guia é voltar às fontes, as origens da fé, e celebrar momentos intensos de espiritualidade cristologica e muita animação.

 

Veja o vídeo:

 

 

 

Fonte: Diácono Gildenor Oliveira

 

Comentários

Mais da Rádio Espinharas

Evangelização

Papa: nestes tempos o Grande Acusador parece perseguir os bispos

O bispo é um homem de oração, sente-se escolhido e é próximo ao povo. Na homilia na Casa Santa Marta, o P...

Evangelização

Papa: a novidade do Evangelho não admite vida dupla

"A novidade do Evangelho é absoluta, é total. Nos abrange totalmente, porque nos transforma de dentro para fora: o espí...

Evangelização

Padre Fabrício diz que sua transferência para Roma, não procede. Ele mesmo comenta. Escute

Após informação divulgada, dando conta de que o Padre Fabrício Dias Timóteo faria sua última Missa...

© 2011 - 2018. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: