NO AR
Esportes

Campeão e vice do Brasileiro caem em 'grupos da morte' na Libertadores

25/11/2010 às 22:11

O campeão brasileiro deste ano terá uma missão difícil na próxima Copa Libertadores. Em sorteio realizado nesta quinta-feira, em Assunção, ficou definido que o vencedor do Nacional irá enfrentar no grupo 3 Argentinos Juniors, Nacional (URU) e América (MEX). O vice também pegou uma chave difícil, contra um argentino, um paraguaio e o vencedor do duelo entre o terceiro do Brasileiro e um colombiano, pelo grupo 7.

Fluminense, Corinthians e Cruzeiro são os três primeiros do Brasileiro, mas ainda decidem nas últimas duas rodadas a colocação final no campeonato.

CONFIRA QUAIS SÃO OS GRUPOS DA LIBERTADORES-2011

GRUPO 1 Peru 1, Paraguai 1, Colômbia 2, San Luís (MEX)
GRUPO 2 Junior Barranquilla (COL), Bolívia 2, Peru 2, Ganhador 6*
GRUPO 3 A. Juniors. (ARG), Nacional (URU), Brasil 3 (campeão brasileiro), América-MEX
GRUPO 4 Caracas (VEN), Chile 1, Argentina 3, Ganhador 4
GRUPO 5 Santos, Chile 2, Deportivo Táchira (VEN), Ganhador 3
GRUPO 6 Internacional, Jorge Wilstermann (BOL), Equador 2, Ganhador 2
GRUPO 7 Argentina 2, Paraguai 2, Brasil 4 (vice brasileiro), Ganhador 1**
GRUPO 8 Equador 1, Peñarol (URU), Argentina 4, Ganhador 5
  • * Pode ser Goiás ou o quarto colocado do Brasileiro
  • ** Pode ser o terceiro colocado do Brasileiro

CONFRONTOS DA PRÉ-LIBERTADORES

Ganhador 1 Brasil 5 (3º do Brasileiro) x Colômbia 3
Ganhador 2 Jaguares Chiapas-MEX x Peru 3
Ganhador 3 Paraguai 3 x Deportivo Petare-VEN
Ganhador 4 Chile 3 x Bolívia 3
Ganhador 5 Argentina 5 x Equador 3
Ganhador 6 Brasil 6 (4º do Brasileiro ou Goiás) x Liverpool-URU

Apenas Internacional e Santos foram selecionados como cabeças de chave entre os brasileiros. O time paulista irá enfrentar no grupo 5 o Deportivo Táchira, um chileno e o ganhador do confronto entre Deportivo Petare (VEN) e um paraguaio. Já o Inter, do grupo 6, enfrenta Jorge Wilstermann (BOL), um equatoriano e quem levar a melhor entre Jaguares de Chiapas (MEX) e um peruano.

Já o quarto colocado do Brasileiro, ou o Goiás em caso de título na Sul-Americana, terá pela frente o Liverpool, do Uruguai, na pré-Libertadores. Em caso de classificação à fase de grupos, os próximos adversários serão Junior (COL), um boliviano e um peruano.

Dos cinco brasileiros já garantidos, Corinthians e Fluminense são os únicos que nunca conquistaram o título. A equipe paulista disputou a competição neste ano, investiu pesado para buscar a taça no ano de seu centenário e caiu nas oitavas de final diante do Flamengo. Os corintianos nunca chegaram à decisão.

O Fluminense, por sua vez, viu o título escapar na final. Em 2008, perdeu nos pênaltis para a LDU, do Equador, e amargou o vice-campeonato em pleno Maracanã.

Segundo a Conmebol, 26 clubes já estão classificados para a Libertadores. O primeiro brasileiro a assegurar vaga foi o Santos, campeão da Copa do Brasil. O Inter se garantiu pouco depois com o título da Libertadores. Na última rodada do Brasileiro, Fluminense, Corinthians e Cruzeiro aumentaram a lista.

Pelo menos três equipes estrearão no torneio continental. León de Huánuco, do Peru, o uruguaio Liverpool e o mexicano Jaguares de Chiapas nunca disputaram a Libertadores, que já totaliza 187 times em seu histórico.

Outros três clubes estão perto da vaga para a edição 2011 e esperam confirmá-la nos próximos dias: Godoy Cruz, da Argentina, Universidad Católica, do Chile, e Alianza Lima, do Peru.

 

Do UOL Esporte

Comentários

© 2011 - 2024. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.